Boletos do FIES ganham novos prazos por conta da pandemia – Agora pode atrasar

O presidente Jair Bolsonaro suspendeu temporariamente a necessidade de pagamento do financiamento estudantil. Mas por quanto tempo vai valer essa suspensão?

A suspensão vale até trinta e um de dezembro, mas o estudante só pode ficar seis meses sem efetuar o pagamento para conseguir o benefício. Além disso, o estudante precisa comparecer pessoalmente a uma agência bancária e fazer a solicitação só pode pedir o cancelamento temporário da dívida quem está com parcela do boleto FIES atrasada por causa da pandemia, ou seja, a partir do dia vinte de março.

Quem aprovou a suspensão de pagamento do FIES na pandemia?

O senado aprecia hoje duas proposições sobre o fies as duas tratam sobre a suspensão do pagamento das obrigações junto ao fundo de financiamento estudantil o primeiro projeto original da câmera é o 79 o segundo projeto 1061 é da iniciativa do senador Alessandro Vieira.

Os dois projetos tratam da suspensão dos pagamentos é de todas as obrigações do fies é multas amortizações e juros o projeto 1079 estabelece que o prazo de suspensão e sessenta dias prorrogáveis pelo presidente da república por mais 60 dias o projeto 61 estabelece e a suspensão dos pagamentos durante o período de vigência da emergência sanitária.

É decorrente da correia 19 os beneficiários da suspensão desse pagamento são basicamente os mesmos nos dois projetos são os estudantes o e aqueles inadimplente por até 180 dias os alguns interessados em obter essa suspensão podem requerê-la por meio de canais de atendimento que serão criados com esse propósito.

Um projeto 1079 tem ainda outra novidade ele estende o benefício de batimento de um por cento do saldo devedor do fies para os profissionais da saúde que atuam no âmbito do sus durante o período de combate à pandemia da corrigir dezenove atualmente esse benefício é apenas concedido aos professores da educação básica com pelo menos 20 horas de carga horária após um ano de trabalho. Aos médicos que atuam em equipes de saúde da família e também os médicos militares das forças armadas que atuam em áreas mais remotas e dificuldade de retenção desses profissionais também o caso após um ano de trabalho o caso do benefício criado pelo projeto seria necessário apenas um mês de trabalho para requisição do benefício.

Em suma os dois projetos buscam amenizar um pouco a situação dificuldades dos estudantes nesse período de combate à pandemia suspendendo as obrigações de pagamento do FIES.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *