Foi divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) o uso oficial e abertura para cadastramento de motoristas baianos para emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) nas versões digitais. O documento que pode ser acessado mesmo offline desde que cadastrado tem validação jurídica e deve ser aceito em qualquer lugar. Para comprovação da veracidade das informações o solicitante do documento poderá usar o código QR Code para escanear as informações do documento.
Acompanhada da novidade no Detran 2020 BA também será disponibilizada a nova CNH que também consta com o QR Code e outros vários pontos de segurança que devem evitar o número de fraudes.
CNH e CRLV Digital
O projeto da CNH e CRLV digital é uma parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) que compartilha dados do usuário com o Detran dos estados.
Para começar a usar o serviço basta fazer o download do aplicativo (que é o mesmo para o CRLV e CNH) no Google Play e App Store, e cadastrar os documentos na plataforma, o que permitirá ao usuário visualizá-los sem a necessidade de acesso à internet.
Para usar será permitido somente veículos com o licenciamento em dia (sem estar com o CRLV vencido) e carteiras que possuem o código bidimensional (QR-Code), portanto, não adianta somente baixar o app sem retirar a segunda via do documento no Detran BA. Entretanto para 2020 não será obrigatória a atualização, será feita de forma gradativa, a medida que são emitidos novos documentos, assim como acontece com novos modelos de identidade, por exemplo.
O proprietário do veículo poderá compartilhar o CRLV eletrônico com até cinco pessoas, que precisarão baixar também o app para conseguir visualizá-lo de forma oficial. Quem receber o documento não conseguirá exportar dados nem fazer compartilhamento para garantia da segurança da informação do usuário.
O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, comentou em entrevista para a imprensa sobre o novo projeto:
“O aplicativo é protegido por senha e biometria. A autenticidade dos documentos é garantida por um QR-Code gerado no sistema e que pode ser verificado mesmo quando o celular estiver sem sinal de internet. O cidadão terá os dois documentos obrigatórios para dirigir regularizado na palma da mão e sem custo’, explicou.
Como usar o app
- Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente no Google Play e App Store;
- Acesse e crie uma conta usando suas informações pessoais. Você receberá um e-mail para realização da ativação do cadastramento;
- Após a ativação com o código do e-mail, faça login no aplicativo com seu login e senha e clique em “adicionar documento”.
- Em seguida, você poderá incluir a CNH ou CRLV ou ambos;
- Após o cadastro, para validar o CRLV digital, informe o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo;
- Feito isso, informe o número de telefone celular atualizado com o DDD da sua área. Neste momento, será disponibilizado o CRLV digital no dispositivo móvel para que possam ficar vinculados assim como o aplicativo do banco faz com o itoken seu smartphone, por exemplo;
- Para finalizar o cadastramento, crie uma senha de no máximo quatro dígitos,ela deve ser usada para acessar o documento toda vez – assim como funciona nos apps de cartões ou de investimentos que exigem um grau maior de segurança.
Se preferir, confira o passo a passo em vídeo: