0

Guia rápido: como melhorar o estilo de sua escrita

Não muito tempo atrás, em um post anterior você falou o que eu vejo e uma das perguntas que eu meditar sobre o tempo, no momento da escrita.

cabecera guia mejorar estilo redaccion


©SK Design

Como eu passei por isso, hoje vou tocar em um número de pontos que eu acredito que são fundamentais para os nossos textos, além de correta (sem erros ortográficos), eles também têm uma estrutura “agradável à vista”, um estilo simples e de cuidados, que facilita a leitura e a nós incitá-lo.

O que você vai encontrar aqui?

E agora, sem mais delongas, vamos para a bagunça! ????

A importância da primeira impressão

Como em tantas outras coisas, aqui também conta, e muito, a primeira impressão…

Pessoalmente, se há algo que eu “danificado vista” como você começa a ler um texto é para ver tudo “endurecido”, isto é, com frases longas, com pouca pontuação ou espaços entre os parágrafos.

Para o meu trabalho, eu tenho compilado e editado muitos textos, alguns muito bem escrito e estruturado, e os outros, porém, nem tanto.

E que é, acredita em mim: o mesmo conteúdo pode dar uma impressão completamente diferente, de acordo com a forma em que está escrito:

  • Se ele é escrito com um estilo sofisticado, separando parágrafos com espaços, usando a vírgula, o ponto-e-vírgula, e… visualmente, o leitor vai encontrar agradável e de fácil leitura.
  • No entanto, se esse mesmo conteúdo é o que nós escrevemos “tudo seguido”, então, vamos conseguir não é para capturar a atenção do leitor (algo que, imagino, não é o que você quer), ou, pelo menos, se você decidiu começar a ler, é muito provável que você vai deixar a pouco tempo, porque ele pode ser chato, mas na realidade não é.

Multiplique o número de pessoas que lêem o seu imagem12-01-2018-13-01-40

Com esta livre de modelo você vai criar títulos que disparar cliques em seu conteúdo:

  • 77 Modelos de títulos comprovada para aumentar os cliques.
  • Na verdade, um sem fim de ideias para criar seus próprios títulos.
  • Com as palavras “mágicas” que você vai escrever textos irresistível.

Temos 100% de garantia de sua privacidade. Nós não compartilhamos seu e-mail com ninguém.

¡Bom! Você pode Me dizer seu nome?

É um prazer atender você!

Apuntáte aqui e você vai receber uma cópia grátis do eBook.

Temos 100% de garantia de sua privacidade. Nós não compartilhamos seu e-mail com ninguém.

Visto isso, você não acha que vale a pena manter em mente algumas orientações básicas ao escrever? ????

Uso correto de sinais de pontuação

Para dar uma estrutura correta para um texto, você tem várias ferramentas que oferecemos. Ferramentas que todos nós sabemos, mas que é difícil, às vezes, sabendo como usá-los corretamente.

Eu vou expor o que eu acho que é mais importante e que mais uso:

1. O ponto “.”

é, como você bem sabe, uma marca de pontuação colocado no final de cada frase.Pode ser usado de várias maneiras, de acordo com o sentido geral do texto em que são colocados:

  • Ponto e seguiu: utilizamos continuamente para demonstrações separadas, em um único parágrafo. (Como exemplo, que tem sido colocado na frente da palavra “Como”, nesse mesmo parágrafo). ????
  • Ponto e além: para separar os dois parágrafos dentro de um mesmo texto. Visualmente é mais agradável e facilitar a leitura do texto. Para ser correto, deve ser colocado na primeira linha do texto do novo parágrafo.
  • Ponto Final: é sempre colocada no final do texto, para o modo de desligamento.

O ponto também é usado em abreviaturas. (Exemplo: “atenção.”, em vez de “sinceramente”).

2. A vírgula “,”

é um sinal de pontuação que é usada para marcar uma pausa dentro de uma frase. Normalmente separa os componentes de uma enumeração de palavras ou frases, exceto que essas palavras ou frases vêm precedidos por qualquer uma das seguintes conjunções: e, e, ou, ou, ou.(Exemplo: “eu tenho que terminar esse post, de moderar os comentários e respondê-los”).Ele também pode ser usado para delimitar um esclarecimento dentro de um texto.(Exemplo: “Luis, o filho de alguns amigos, ele joga muito bom futebol”).mafalda comas

Também Mafalda faz todos os esforços para utilizar a pontuação…

3. O ponto-e-vírgula “;”

é outro sinal de pontuação que é utilizado, principalmente, para ingressar em uma frase, duas frases que estão relacionados.(Exemplo: “Hoje eu saí tarde do trabalho; não dê-me tempo para fazer os recados que eu tinha pendente”).

4. O ponto de interrogação “¿” e “?” e o ponto de exclamação “¡” e “!”

são utilizados, como todos sabemos, para denotar uma pergunta.E servem para indicar uma oração exclamativa (Exemplo: “Como eu gosto de ler!”), exhortative (Exemplo: “Venha aqui, por favor!”) ou imperativo (Exemplo:!””Não faça isso!”).Em princípio, a sua utilização é muito simples. Mas há momentos em que temos dúvidas sobre como usá-los corretamente.As perguntas mais freqüentes são estes:

  • É correto usar um único ponto de interrogação, ou pontuação no final de uma frase? Não. O certo é usar os dois, apesar de o uso de um único sinal no final é muito estendido em áreas como o WhatsApp, SMS,… Em outras línguas, como o inglês, usa um único sinal no final, mas em espanhol, o correto é usá-lo no início e no final .
  • Se eu escrever várias perguntas em uma fileira, como eu faço isso? Há duas maneiras de fazer isso. Um é a escrevê-los em uma linha, sem uma vírgula ou ponto-e-vírgula, caso em que a primeira letra de cada sentença devem ser em letras maiúsculas. (Exemplo: “Você está gostando deste post? Você acha que você pode achar útil?”). E o outro é separando-os por vírgulas ou ponto-e-vírgula; neste caso, a primeira letra de cada frase (exceto a primeira), teria de ser em minúsculas. (Exemplo: “Você está gostando deste post?; você acha que você pode achar útil?”).
  • Depois de uma oração exclamativa ou exclamativa, você colocar o ponto? Não. Os sinais de interrogação e de exclamação próximo a frase. Não coloque o ponto atrás deles.

5. As reticências “…”

são um único sinal de pontuação, é formado por três pontos em uma linha, sem espaço entre eles.Têm uma série de usos. Colocado no final de uma frase, normalmente para segurar na pendência de uma acção, para denotar dúvida,… (Exemplo: tour”eles deram chuva para amanhã… eu não sei se vai ser capaz de fazer caminhadas”).

Ferramentas que enfatizar ideias: negrito, itálico e sublinhado

Escrever palavras ou textos em negrito, itálico ou sublinhado permite-nos enfatizar ideias em um texto. Olhando apenas as palavras que são destaque em qualquer uma dessas formas, podemos fazer uma ideia do conteúdo de um texto. Destaque o que é importante e captar a atenção do leitor.

Se você deseja criar seu blog ou site, aproveitar essas ofertas agora:

  • Redes: com um
  • : com um
  • : com até um
  • SiteGround: com um

Pessoalmente, eu sou a favor de usar estes recursos, mas eu acho que, como tudo, isso tem de ser feito com moderação, sem abusar. O excesso de sobrecarregar o texto e torná-lo mais difícil para o seu entendimento. Ele é usá-las para obter a destacar o que é mais importante, não disconcert o leitor, destacando muitas coisas de uma só vez.

Digitar em caps: por que não fazer isso

Se você parar para pensar sobre como nós escrevemos quando éramos pequenos, você vai notar que nós fez grande uso da escrita em letras maiúsculas, quando queremos enfatizar algo.

Você quer uma sugestão? Não faça isso! Digitar em caps é o equivalente de dizer as coisas gritando. E tenho certeza de que isso não é o que você quer, certo? Portanto, podemos utilizar outros recursos que já estamos vendo para realçar ou enfatizar ideias, mas não de escrever o texto em maiúsculas,…

Se ainda não estou convencido de você, eu vou dar-lhe mais

  • Use apenas letras maiúsculas pode dar-lhe a entender que você faz isso porque você não tem a certeza do uso correto de letras maiúsculas e minúsculas nas palavras. Se assim for, escrever em maiúsculas é a opção segura, uma vez que existe a opção de o fazer de errado. ????
  • Esteticamente, o uso abusivo de caps piorar a imagem visual do texto. Pelo menos, para mim personalmete para mim. Eu acho que faz mais agressivo, menos quente.
  • Abreviaturas: quando e como usá-los

    Um recurso muito usado quando queremos escrever muito e depressa, é para usar .

    Podem-se distinguir dois tipos de abreviaturas:

  • Chamadas de abreviaturas um “pessoais”, que são aqueles que, de uma certa forma, todos nós somos “criados” em algum momento. Eu me lembro a quantidade deles que usamos meus parceiros e eu, em meus dias de faculdade. Se você está atualmente remeter a tendência para ser uma classe inteira de tomar notas, há algum tempo que não era assim. Quando estávamos saindo da Faculdade com muitas folhas escritas à mão, depois de um dia inteiro de aulas. O impulso para escrever tudo isso a gente teve que recorrer para a continuação da utilização de abreviaturas, alguns deles bastante óbvio, mas outros nem tanto (na verdade, quando a troca de notas com outros colegas de classe não é sempre difícil para “decifrar” alguns dos abreviatura em questão…).
  • As abreviaturas “convencional”, isto é, aqueles que são “oficialmente reconhecido” e que, muitas vezes, todos nós podemos usar. Dentro destes, há alguns que são de uso geral (exemplo: “admin”, “Administração”; “etc” “etc”,…) e outros mais específicos, que são utilizados em determinados contextos (por exemplo, que usa um autor em sua própria obra; nestes casos, o que normalmente é feito é incluir, no início ou no final do livro, uma espécie de anexo que recolhe todas as abreviaturas utilizadas no mesmo).
  • As abreviaturas têm para cumprir sua função, que, como o seu nome indica, é: curto. Por esta razão, você tem que ter pelo menos duas letras, a menos que a palavra que você está encurtando. Esta é a regra geral, mas, como quase sempre, há exceções, não se surpreenda se você ver abreviaturas, que tem apenas uma letra menor do que a palavra abreviada (exemplo: “ver”, “vida”).

    Também é importante que você sabe que não é correto “uso abusivo” de abreviaturas no texto. Como em tudo, devemos usar o bom senso, utilizá-los no contexto adequado e com moderação.

    O ciberlenguaje ou linguagem de bate-papos: peculiaridades

    Todos nós sabemos que a linguagem que usamos no bate-papos (também conhecido como ), através do computador e outros dispositivos móveis com conexão à Internet.

    A comunicação através de SMS, mensagens WhatsApp, ( … ) é principalmente caracterizado pela sua rapidez; é comunicar-se de forma rápida, ágil e rápida, sem a desvantagem da distância ou de tempo.

    Um recurso cada vez mais utilizado para enfatizar uma mensagem ou tentar expressar algum sentimento na comunicação virtual é o uso de e até .

    abreviaturas ciberlenguaje

    O uso abusivo de abreviaturas na língua pode acabar fazendo sérios danos para a comunicação…

    E, claro que, neste tipo de linguagem usado também um monte de abreviaturas, alguns inventados por cada usuário, e outros mais comuns. Às vezes, a sua utilização é tão exagerada, que as mensagens que acabam lembrando a velha telegramas…

    Pessoalmente, aqui, também estou ansioso para usá-los com moderação. O perigo do seu abuso é que nós acabamos usando uma linguagem escrita baseada, principalmente, na abreviaturas, muitos dos quais estão incorretos… assim que acabam distorcendo o nosso idioma, algo que nenhum de nós quer, certo? ????

    Como itens de lista em um texto

    Se você gosta de mim, a certeza de que em inúmeras ocasiões, você encontrar-se fazer listas, qualquer que seja: a-dos, produtos para compra de ingredientes de uma receita,…

    Cada item da lista pode ser precedida por um número, círculo, traço, carta,…

    E, certamente, mais de uma vez você quis saber como a lista de todos os itens de uma maneira correta: você coloca um período no final de cada item? Que tal uma vírgula? Que ponto-e-vírgula?…

    A resposta é: depende os itens que estão na lista. Pode ser um destes casos:

    1. Listas de instruções completo

    Quando fazemos uma lista de uma série de instruções (como, por exemplo, das tarefas que temos para fazer na parte da tarde), o certo é fechar todas as frases com um ponto.

    (Exemplo: “Esta tarde, eu tenho que fazer:

    • Pegar as crianças na escola.
    • Fazer as compras no supermercado.
    • Pegar as calças de limpeza a seco”).

    2. Listas de itens

    No entanto, quando a lista que estamos a fazer é, por exemplo, dos ingredientes de um bolo, cada um dos itens é fechado com uma vírgula ou um ponto-e-vírgula, exceto a última , obviamente, fecha com um ponto. Os elementos podem ser escritas com uma letra minúscula.

    (Exemplo: “eu vou fazer um bolo de maçã. Vou precisar de um desses ingredientes:

    • 3 ovos,
    • 180 gramas de manteiga,
    • 1 iogurte natural,
    • 2 maçãs,
    • 180 gramas de farinha de trigo,
    • 200 gramas de açúcar,
    • 1 saqueta de fermento”).

    3. Listas de itens são muito curtos (de palavras)

    No caso que estamos fazendo de uma simples enumeração de palavras, não é necessário colocar qualquer pontuação no final de cada um. Simplesmente, não podemos colocar nada.

    E os números, você escreve com números ou letras?

    Fazer isso mais de uma vez você duvidou que eu possa escrever com números, por exemplo, o ano em que estamos, ou o tempo que nos resta?

    Pois também aqui a resposta é: depende. Você expor uma série de casos onde você pode ver claramente quando você pode escrever com números e quando com letras de músicas.

    1. Números cardinais

    Aqui podemos encontrar várias situações:

    • Números que podem ser expressos em três palavras, ou menos, nestes casos, está escrito com letras. (Exemplo: “eu Já lhe disse cem vezes que essa menina tem mais de trinta e cinco anos“).
    • Os números longos (mais de três palavras), são escritos com números. (Exemplo: “Você já se inscreveu para o concurso de mais de 25 252 pessoas, a partir do ano de 1999“).

    Eu digo a você que existe uma peculiaridade deste último exemplo: como você pode ter visto, eu não coloquei um ponto ou uma vírgula separando os milharesng>.

    A certeza de que você achar estranho, sim; eu também. De acordo com o SAR, o número de quatro números não levam, ou um ponto ou uma vírgula, ou de separação (Exemplo: “o Ano de 2017“) e de cinco ou mais figuras, eles também não têm nem ponto, nem vírgula, mas com uma separação (Exemplo: “nesta cidade vivem mais de 35 000 pessoas”).

    Portanto, como você pode ver nos exemplos acima, as datas são sempre escritos sem um ponto.

    Exceções: casos em que ele é escrito com números

  • As porcentagens acima de dez. (Exemplo: “90% dos pais tem de vir à reunião”).
  • As porcentagens abaixo de dez (apesar de, por exemplo, no caso de um livro, é preferível para escrevê-los com letras).
  • Os números que vão após o substantivo a que se referem. (Exemplo: “eu Vivo no portal 9 de que o desenvolvimento”).
  • Mistura de números e letras

    Não obstante o acima disposto, quando comecei a falar sobre os números cardinais, recomenda-se que, se no mesmo texto temos vários números (de menos ou de mais do que três palavras), não misture letras e números. Nestes casos, o mais correto é escrever todos os números. (Exemplo: “No ano de 2017, Paloma completou 50 anos e comemorou a 2 vezes o seu aniversário”).

    Datas e horários: como é que está escrito?

    • No que diz respeito a datas, este é o formato adequado para a gravação: “ele Conseguiu seu primeiro emprego, a 15 de dezembro de 1999“.
    • E em relação as horas, pelo menos em textos literários, é melhor escrever sempre com letras. (Exemplo: “Ontem eu peguei as crianças de seis e até dez e meia da noite não dormia”).

    2. Os números ordinais

    Quando temos que escrever números ordinais, o mais correto é sempre fazer com as letras. (Exemplo: “nós temos Sempre viveu no quarto andar do edifício”).

    Aproveito esta seção para fazer uma pequena observação: por favor, nunca use ordinal palavras como “décimo segundo”, “vinte”…! É um erro! E, infelizmente, este incorretas de uso é bastante generalizado…

    Não é correto dizer, por exemplo: “Esta noite, é celebrada a décima quarta edição da competição”. Porque “décimo quarto” não é equivalente ao número 14, mas a cada parte resultante da divisão entre quatorze… você Vê a diferença?

    No exemplo anterior, a expressão correta seria: “hoje à noite vamos comemorar a edição de número catorze do concurso”; ou esta outra: “Esta noite, é celebrada a décima quarta edição da competição”.

    Conclusão

    Espero que esses traços que eu tentei dar sobre como fazer corrigir os textos, e com estilo, que servem para se sentir mais segura na hora de escrever.

    mafalda punto final

    Poderíamos talvez com um ponto e além…

    E como este assunto dá para muito mais, vou continuar falando sobre isso em um post mais tarde. Mas para ter uma idéia mais exata de itens a serem discutidos, eu gostaria que nos comentários que eu dijeses quais são as dúvidas que assaltam-se com mais freqüência quando você se senta para escrever ou para discutir qualquer assunto em particular que você queira tentar.

    Com certeza, com suas sugestões, o conteúdo do próximo post, vamos encontrá-lo mais útil para todos. ????

    Então agora você sabe: cuidar de seu estilo quando você escreve; tornar fácil e agradável de ler.

    E tentar ser agradável, porque, lembre-se, a impressão, muitas vezes, é o que conta… ????

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *