6 Alimentos ricos em Magnésio e a sua importância para a saúde

Ansiedade, cansaço, cólicas, distúrbios do sono: uma deficiência de magnésio pode ter consequências graves.

Descubra seis ingredientes saudáveis para uma boa ingestão e veja aqui alimentos ricos em magnésio, para melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida.

O magnésio é um oligoelemento essencial para o bom funcionamento do corpo. Essencial para o desenvolvimento e reprodução celular, assegura a estabilidade do sistema nervoso.

Suplemento Magnésio

No entanto, devido à agricultura que priva o solo da sua riqueza, aos alimentos refinados que inundam o mercado.

Aos maus hábitos alimentares, quase 8 em cada 10 Brasileiros sofrem de uma deficiência de magnésio.

Ansiedade, cólicas, distúrbios do sono e fadiga crônica podem ser sintomas de uma deficiência.

As necessidades diárias de magnésio são de 300 a 400mg para um adulto, e 10 a 30mg para uma criança, de acordo com a Alta autoridade de santé.

Benefícios

O magnésio é um ingrediente que não pode faltar em nosso corpo, sendo assim, ele auxilia:

  • Combate o estresse;
  • Reduz os sintomas da ansiedade;
  • Possui efeitos no relaxamento muscular;
  • Ajuda a prevenir a espasmofilia.

Alimentos ricos em Magnésio

Para encher os medidores com este mineral precioso, veja os alimentos mais ricos em magnésio.

1. Cereais integrais

Os grãos inteiros são uma importante fonte de magnésio. O mineral valioso está contido no farelo, que é a casca exterior da semente.

É por isso que os cereais refinados (branqueados), dos quais esta casca foi removida, são pobres em magnésio.

Pão integral (duas fatias = 35mg de magnésio), massas integrais e cereais como o trigo sarraceno, cuja porção de 100g fornece 230mg de magnésio, são portanto preferidos.

2. Amêndoas, castanhas de caju e castanhas do Brasil

As amêndoas e castanhas de caju são particularmente recomendadas para encher com magnésio, com entre 260 e 285mg por 100g.

Menos conhecida, mas muito mais rica, a castanha-do-Brasil bate-lhes bem com até 375mg de magnésio por 100g.

O tahini, ou puré de sésamo, é também uma fonte preciosa do mineral.

3. Frutos do mar

Os mariscos estão cheios de magnésio. Principalmente os peridinales, pequenos gastrópodes marinhos.

Por 100g, podem conter até 400mg do mineral. Os caracóis, amêijoas e berbigões são também uma fonte interessante.

4. Bananas

A banana é de longe a fruta fresca mais adequada para compensar uma deficiência de magnésio. Para 100g, fornece quase 35mg de magnésio por 100g.

Mas é na sua forma seca que este fruto é o mais rico em magnésio, com 105mg por 100g.

Mais geralmente, os frutos secos tais como figos, tâmaras ou damascos são uma mina de magnésio.

5. Chocolate preto

O cacau é, sem dúvida, um alimento saudável. Acredita-se que o consumo regular e altamente antioxidante de chocolate negro tenha um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares.

O chocolate com uma alta concentração de cacau é também uma valiosa fonte de magnésio.

Para 30g de chocolate, e dependendo da percentagem de cacau, o teor de magnésio pode ir até 85mg.

6. O nigari

Águas minerais como o Hépar ou o Badoît são excelentes fontes de magnésio e minerais. Mas as suas embalagens engarrafadas também geram muitos resíduos.

Nigari é uma solução natural. Ainda desconhecido, o nigari, ou cloreto de magnésio é um único marinho não refinado e uma fonte pura de magnésio.

É consumido como uma cura, sob diluição em água, e proporciona todos os seus benefícios.

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